A angústia é um sentimento humano, que nos acompanha em diferentes momentos da vida. Os grandes pensadores da psicanálise, como Freud e Lacan, nos ensinaram que a angústia não é apenas um sintoma que devemos eliminar, mas um sinal de que algo dentro de nós está pedindo por escuta. Ela surge como uma resposta ao que é reprimido, uma manifestação daquilo que não conseguimos enfrentar ou entender completamente, algo inconsciente.
A angústia nos coloca de frente com questões que desafiam nossa compreensão e nos fazem questionar nossa vida. Embora desconfortável, a angústia também pode ser vista como um sinal de que algo importante precisa ser avaliado. Ela é um alerta de que há algo dentro de nós que requer cuidado.
Com a angústia, pode ser presente o sentimento de vazio, como se algo importante faltasse, como se tivesse um buraco que não conseguimos preencher. A sensação de estar perdido ou sem rumo, de que nada parece fazer sentido.
Quando esse sentimento se torna constante e difícil de suportar, pode ser o momento de buscar ajuda, permitindo-se explorar esses pensamentos em um espaço seguro.
A psicoterapia oferece um lugar espaço de escuta para nossas angústias, buscando formas de aliviar esse sentimento e encontrar sentido aos nossos desejos.
Kommentare