A psicoterapia vai desde autoconhecimento até trabalhar questões mais complexas. Esse processo pode trazer muitos benefícios para aqueles que possuem o desejo de olhar pra si e repensar a vida.
Minha escuta é orientada pela psicanálise, isso quer dizer que entendo o sofrimento psíquico como resultado de uma série de conflitos inconscientes, que muitas vezes não temos nenhum controle e é através da fala que vamos ir simbolizando esses conflitos, e assim aliviando o sofrimento.
Na psicanálise, mergulhamos nas profundezas da história, explorando os enigmas do inconsciente. Cada pensamento, cada emoção, revela fragmentos nossos que estão ocultos como peças de um quebra-cabeça complexo.
Nosso propósito, conjuntamente, é desvendar esses enigmas, trazendo à luz questões inconscientes. Através da fala e livre expressão dos sentimentos e pensamentos, buscando compreender e aliviar conflitos internos e as repetições que nos atrapalham de alguma forma.
Nessa jornada, o paciente descobre novas perspectivas, compreende melhor o seu passado e consequentemente seu presente, possibilitando um olhar para sua própria história, aliviando angústias e caminhando em direção aos seus desejos.
Assim, é preciso ter o desejo de colocar em palavras os sentimentos, conflitos e pensamentos. Sem o desejo do paciente não é possível construir um trabalho terapêutico.
Comments